Hoje é o Dia da Música! E como forma de comemorar essa data, separei algumas curiosidades sobre a música que mostram alguns dos motivos pelo qual a ela é tão importante nas nossas vidas.
Leia e depois responda a nossa enquete na página do Facebook da Melody Maker Escola de Música (http://www.facebook.com/melodymakerescolademusica) e concorra ao sorteio de um Stereo Headphone da Lyco, modelo LC Pro200 High Performance. Você tem até o dia 05 de outubro para responder. O sorteio será divulgado no dia 07, sexta-feira. Participe!
Desde quando se comemora o Dia Mundial da Música?
Desde 1975 comemora-se no dia 1° de outubro o Dia Mundial da Música. A data foi oficializada pelo IMC (International Music Council), uma organização não governamental que exerce suas atividades desde 1948, com o apoio da UNESCO. Segundo a idealização da data, pretendia-se promover os valores de amizade e de paz por intermédio da música.
Qual é a origem da palavra “música”?
A palavra música vem do grego “mousikê”, etimologicamente, que significa “arte das musas”, inspiração para todas as manifestações mitológicas e de cultura grega.
Em que período a música surge na história do mundo?
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana. Hoje em dia, a música assume novas funções, chegando a ser uma das terapias alternativas da psicologia e ainda objeto de estudo de muitos pesquisadores.
Mas, qual é a definição de música?
Definir o termo “música” não é tarefa fácil, já que apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Assim, pode-se dizer que a música é uma forma de linguagem que se utiliza da voz, dos instrumentos musicais e de outros artifícios auxiliar o homem a expressar algo a alguém.
Alguns elementos fundamentais de uma música:
Melodia: é uma sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria. É a voz principal que dá sentido a uma composição e encontra apoio musical na harmonia e no ritmo.
Harmonia: É um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem.
Ritmo: É a frequência de repetição de algum fenômeno. Esse termo é usual também para referir-se à variação da frequência de repetição desse fenômeno no tempo, notadamente os sons.
Altura: refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons. As baixas frequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos.
Timbre: É a característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo, uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.
Intensidade: Refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Frequentemente, também é chamada de volume ou pressão sonora, embora a pressão acústica seja uma das propriedades da onda sonora.
Duração: Quantidade de tempo na música
Todos esses elementos se combinam para criar e produzir a música como conhecemos.
Qual é o papel da música em nossas vidas?
A música é um dos campos mais atrativos na vida humana. Por meio dela, é possível desenvolver emoções, sensações, habilidades e potencialidades físicas e mentais que podem ser utilizadas como profissão ou hobby. Em muitos casos, a música é também indicada como uma forma de tratamento de doenças físicas e psicológicas, como o câncer e a depressão, sendo, para muitos, um verdadeiro remédio. Por outro lado, estudos na área comprovam que a música tem papel fundamental no desenvolvimento de crianças, estimulando os dois hemisférios do cérebro, contribuindo para a formação das ligações nervosas relacionadas à sensibilidade, à linguagem, à motricidade e à musicalidade e a arte. Assim, as aulas de música, bem como a musicoterapia, contribuem para auxiliar o indivíduo a curar das doenças, a superar problemas ou até mesmo desenvolver suas habilidades por meio de atividades e trabalhos específicos com a música. Nesse sentido, deve-se ter a consciência de que a música é para todos, independentemente de idade, do sexo ou das competências e limitações de cada um. Por isso, cante, toque, dance, sinta o ritmo da música, dentro de você e deixe que ela faça parte da sua vida.
O que você está esperando? Comemore o Dia da Música com muita música!