sexta-feira, 4 de maio de 2012


Você sabe a origem da Musicoterapia? 

A música já é utilizada como apoio no tratamento das enfermidades humanas há muito tempo... Essa forma de trabalhar a música para cuidar do ser humano é quase tão antiga quanto a própria música em si. Tem-se conhecimento da existência de documentos que comprovam que desde o antigo Egito em 1500 a.C. a música era utilizada para encantar as pessoas e ajudar tanto nos processos de fertilidade como no afastamento de maus espíritos. Já na era medieval, há vários relatos de diferentes origens que indicam que os músicos eram chamados frequentemente para aliviar as dores dos enfermos nos hospitais.


Mas, uso da Musicoterapia, conforme é conhecida hoje, não é assim tão antigo. Seu precursor é Jacques Emile Dalcroze, nascido no século XIX. Considerado como um extraordinário educador, ele não chegou a exercer a Musicoterapia, mas abriu os caminhos com a criação da rítmica. Para ele e seus seguidores, o organismo humano pode ser educado, conforme a ordem e o impulso da música por meio de estímulos rítmicos e movimentos que ajudam na formação da verdadeira identidade.


Com base neste conceito e na experiência já comprovada da era medieval, os hospitais dos Estados Unidos, a partir da Primeira Guerra Mundial, músicos profissionais se ofereciam como voluntários para tocar nos hospitais como forma de ajudar os pacientes por meio da música. Essa ação abriu o caminho para a Musicoterapia como é conhecida atualmente, já que os resultados foram positivos e compreendeu-se, cada vez mais, a necessidade de um treinamento específico para fazer do músico como terapeuta. Assim, em 1950, um grupo de profissionais norte-americanos fundou a National Assocition for Music Therapy, que outorga o diploma universitário na área nos EUA. Depois dessa iniciativa, outros institutos foram criados com o mesmo objetivo em outros países até a ideia chegar a América Latina. No Brasil, a Musicoterapia teve início oficialmente em 1972, com a implantação do primeiro curso de graduação em Musicoterapia no estado do Rio de Janeiro.

Interessante não é? E isso que eu disse são apenas as principais partes da história que contribuiu para o surgimento da Musicoterapia no Brasil e no mundo. Isso prova como a Musicoterapia possui bagagem para trabalhar e desenvolver as habilidades do ser humano de forma leve e prazerosa, quebrando um pouco um tabu que sobresai por causa da falta de conhecimento das pessoas. Por isso, faça uma experiência! Conheça mais de perto a Musicoterapia e descubra um nova forma de ter a música na sua vida.