A grande maioria das pessoas acredita que as aulas de música (em geral) devem ser individuais, por sustentar a crença de que o aprendizado é mais direcionado e rápido. A experiência de vários anos com os alunos e cursos de diferentes níveis, habilidades e idades distintos revelam que, o convívio com outras pessoas, a observação dos erros e acertos do outro, o compartilhamento de interesses semelhantes e até mesmo a troca de experiência e das próprias dúvidas contribuem para que o aluno potencialize o seu aprendizado.
No curso de canto isso também acontece. Para os praticantes do canto, as aulas em grupo possibilitam o acréscimo de um elemento especial: o uso das técnicas de backvocal. Essa técnica, muito conhecida e praticada no meio musical, abre ao grupo a opção de trabalhar e praticar arranjos vocais diferenciados para cada música, utilizando a aplicação de cada voz de forma diferenciada. Assim, além da aula se tornar dinâmica e interessante para todos, a prática do backvocal nas aulas de canto em grupo efetiva a integração dos alunos durante toda a aula. Sem falar do ganho que o indivíduo possui com o seu desenvolvimento, potencializando a sua percepção musical, a sua educação auditiva e o aperfeiçoamento das habilidades musicais com a criação e experimentação de novos arranjos.
O mais interessante do uso dessa técnica é que ela pode ser utilizada em qualquer tipo de música e, com o tempo e treino, os próprios alunos desenvolvem a capacidade e percepção para definir e executar seus próprios arranjos e variações na harmonia.