Uma delas, falando especificamente, é o IPad da Apple (assim como o IPhone e Ipod). Estes dispositivos são ótimos exemplos da capacidade da convergência tecnológica no atendimento das necessidades humanas de comunicação, informação, ferramentas profissionalizantes, lazer e muito mais.
No campo da música, um exemplo disso é o novo Garage Band. Por simbólicos US$ 5, você pode adquirir o software para instalar no seu IPad, IPhone ou IPod que permite ao usuário experimentar a sensação de tocar uma bateria, um teclado, um violão, uma guitarra e/ou um contrabaixo. Como um instrumento virtual, esse software possui sintetizadores digitais que tem incorporado em seu banco de dados amostras de instrumentos reais o que possibilita um excelente resultado na sonoridade final. Além disso, o programa disponibiliza a opção de gravação utilizando o microfone do aparelho ou utilizando microfones profissionais conectados a uma pequena interface de áudio externa (vendida à parte) como a Tascam IXZ[1].
Bem, até aí você pode dizer que não há muito de novidade nisso. Mas, engano seu! As novas formas de entrada de dados como as funções Smart Keyboard e Smart Drums permitem também ao usuário sem experiência no software criar ótimas frases de teclado e bateria sem saber tocar os instrumentos reais. Também as formas de se tocar o violão, o baixo e a guitarra são inovadores. Você pode passar o dedo pelas cordas em áreas que já possuem o som do acorde pronto ou tocar diretamente no braço do instrumento (inclusive fazendo bends, glides e vibratos).
Mas, o que realmente me surpreendeu na nova versão do Garage Bend (que é muito diferente do Garage Band do Imac) é que todos os instrumentos contam com sensibilidade ao toque, ou seja: o volume do instrumento varia de acordo com a força da execussão.
A dúvida de muitos é: será o fim dos músicos? Penso exatamente o contrário. Acho que essas ferramentas indicam o início de uma nova era na área da música. Como músico e empreendedor no campo, vejo o surgimento de uma nova fase da história da humanidade em que todos poderão experimentar a magia da música com uma maior abertura para experimentar, tocar e fazer música. Pode gerar muito lixo? Sim. Pode promover pessoas que não são realmente profissionais nessa área? Sim. Mas, isso já acontece sem essas ferramentas. Já pensou nisso? E, sinceramente, acredito que, assim como já acontece nas redes sociais e nas tecnologias de compartilhamento de informação, somente aqueles que realmente possuem conteúdo conseguem se manter e se estabilizar no seu campo de atuação. E quem sabe com isso muitos talentos surgirão, novas oportunidades e novidades na área da cultura musical, novos empregos e, quem sabe, veremos o nascer de um mundo melhor!
[1] Tascam IXZ é uma interface de áudio digital. Equipamento que permite conectar um microfone profissional (do tipo condensador) ou um instrumento musical (teclado , guitarra , etc.) ao IPad para que o sinal seja convertido de analógico para digital permitindo assim uma gravação de qualidade profissional.