terça-feira, 26 de março de 2013

Tipos de baquetas

Para a felicidade dos bateristas, existem uma infinidade de modelos de baquetas, diferenciando-se em relação às dimensões, ao peso, aos formatos de pontas, ao tipo de madeira, etc. Diante de tanta diversidade, o ideal mesmo é pesquisar e testar cada um dos modelos e ver qual se encaixa melhor no estilo desejado e nos efeitos sonoros que ela proporciona.
Mas, como forma de esclarece o uso dos principais tipos de baquetas, segue abaixo um resumo com as principais características de cada grupo.

Madeira
O primeiro detalhe que impacta na escolha da baqueta é a madeira. Atualmente, as madeiras mais usadas na confecção de baquetas são Maple, Hickory e Oak, cada uma com especificações diferentes com ao seu peso e à sua densidade.
Uma baqueta de boa qualidade não pode ter um som fechado (como se ela estivesse oca) e muito menos estar empenada (tortas). Por isso, observe o estalado do material batendo uma contra a outra. Depois role-as em uma superfície plana observar se elas estão empenadas mesmo.

Modelo de baquetas de madeira tradicional.

Pontas
No mercado, é possível encontrar dois tipos de ponta para as baquetas: a de Nylon e e a de Madeira. As pontas de nylon oferecem um maior rebote nos tambores e destacam mais os pratos, principalmente o prato de condução. Já as baquetas com as pontas de madeira possuem uma infinidade de formatos, cada qual proporcionando um timbre particular. Neste caso, tem que fazer o teste mesmo para verificar se a sonoridade que o acessório oferece se adéqua ao contexto musical pré-determinado.

Baquetas de madeira estilizadas. Elas podem ter o nome de seus ídolos ou ser personalizada!

Tamanhos
As baquetas variam muito em relação ao comprimento, peso, diâmetro e formato. Selecionamos alguns padrões mais utilizados para falar sobre eles.

Tipos de baquetas de madeira.

2B: É uma das baquetas mais mais pesadas. Específica para estilos musicais como, por exemplo, o heavy metal. Pode ser comparada com a baqueta 5B.
5A: Ideal para o aluno iniciante, já que possui um bom peso, um bom comprimento e é uma baqueta mediana (nem muito fina, nem muito grossa). É usada em vários estilos musicais e é muito utilizada por músicos profissionais de bandas de pop e rock.
5B – A diferença da 5B para 5A é o peso e o diâmetro. A 5B é mais grossa e mais pesada do que a 5A, ma também pode ser usada em diversos estilos.
7A: É uma baqueta leve e que é muito usada para estilos que exige rapidez e definição de som, como o jazz e bossa nova. Pode ser utilizada também em situações em que não se deseja o som da bateria com muito volume.

Vassourinhas
A baqueta vassourinha é muito útil para criar arranjos sonoros mais suaves. As vassourinhas são compostas por um conjunto de cerdas fixas a um suporte, normalmente em uma disposição circular ou linear. As cerdas podem ser metálicas ou plásticas. Você pode utilizá-las batendo as cerdas na pele ou arrastá-las sobre a superfície. 
Modelo tradicional de vassourinha.
Elas podem ter o suporte de plástico, madeira ou alumínio e algumas são cobertas por borracha para dar mais firmeza na pegada. Essas baquetas são muito utilizadas em determinados estilos musicais como o Jazz e a Bossa Nova. Podem ser úteis também e em situações em que a música pede uma sonoridade mais suave.

Rod Stick
O Rod Stick ou Baqueta Acústica, como é mais conhecida, é uma baqueta constituída por um feixe de varetas de madeira agrupadas. Por sua composição, elas produzem um som mais suave, podendo ser usada em situações em que se necessita de pouco volume no som ou para produzir efeitos especiais, que não são possíveis com a baqueta comum.


Composição dos Rod Sticks: vários feixes de varetas de madeira juntos.

Mallets
Os Mallets são baquetas que possuem pontas especiais feitas de diversos materiais como madeira, borracha, acrílico, pano, nylon, feltro, etc. E, dependendo do material que a ponta é feita, as baquetas produzirão uma sonoridade específica. 


Mallets de vários tamanhos e cores.

Apesar de serem mais usadas com instrumentos de percussão (tocar tímpanos, marimbas, vibrafones, etc.), elas podem muito bem ser aplicadas na bateria para obter outros tipos de efeitos.

Outros tipos de mallets.

O mais importante...
Você pode ver um pouco da ampla aplicabilidade das baquetas na criação de sons diferentes na bateria. O mais importante disso é você estar atento às características de cada uma delas e começar a fazer testes e a “sentir” qual delas tem mais a ver com o seu som e com a sua pegada.

Bags para o transporte das baquetas: útil e prático.

E mesmo que você toque somente um estilo musical, o mais específico que for, eu recomendo que você tenham modelos diferentes de baquetas em sua bag. Essa é uma forma de lhe ajudar a fazer experimentos novos, criar arranjos, bem como para você ter à mão em situações de urgência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário